segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Métodos Mágicos no Javascript.

Uma das coisas que eu mais gosto em php é a simplicidade junto com a riqueza de recursos. Um recurso muito conhecido, de uso simples mas que é extremamente interessante são os métodos mágicos. Uma vez eu estava me perguntando se existiria algo parecido com isto em javascript e a resposta é: "depende". Na verdade esse recurso está disponível no firefox e foi nele que eu achei a documentação a respeito.

Tudo isso e muito mais pode ser visto neste link do site da Mozilla Firefox.

Não sei se ele chega a funcionar no Safari ou no Google Chrome, eu particularmente duvido devido ao fato de não ser padrão, mas CERTAMENTE não funciona no Internet Explorer.

Ainda assim, quando se deseja depurar páginas javascript no Firefox, fazer esses métodos gerarem uma exceção já ajuda bastante a se encontrar o erro, pode-se ainda fazer as "classes" de seu framework todas extenderem de uma classe padrão que ao se tentar ler ou escrever qualquer atributo inexistente ou chamar um método inexistente gere uma exceção evitando, principalmente ao lidar com atributos, que valores "undefined" possam ser lidos ou que novos atributos "fantasmas" possam aparecer nos seus objetos.

Infelizmente não podemos utilizar isso como recurso de framework tendo em vista a restrição de uso, salvo alguem tenha alguma ideia genial para fazer isso funcionar em qualquer navegador. Não vale citar o projeto Tamarin!! Alguma idéia ?